PRODUTOS    
 

Calagem

A Calagem (aplicação de calcário) visa à correção de acidez do solo e maior disponibilização de nutrientes à planta.
A Calagem deve ser realizada aproximadamente 60 dias antes do plantio.


Calcário

O calcário é o principal produto utilizado para corrigir a acidez do solo. Em linhas gerais age reduzindo a quantidade dos elementos nocivos, aumentando o nível de Cálcio e Magnésio, tornando assim o solo mais aerado, permitindo maior circulação de água e melhor desenvolvimento das raízes e, em conseqüência, proporcionando o aumento da atividade dos microorganismos fazendo com que a adubação renda mais. A qualidade do calcário agrícola depende, principalmente, do teor, do tipo de elementos que diminuem a acidez e do tempo que leva para fazer efeito no solo. Esta qualidade depende da quantidade, que é medida por um índice conhecido como “Poder Relativo de Neutralização Total” – PRNT
 

 

Teor de Magnésio

Calcítico < 5% de Magnésio
Magnesiano  5% a 12% de Magnésio
Dolomítico > 12% de Magnésio

O Magnésio é de enorme importância para o dia a dia, porque hoje o que se observa é uma grande ausência deste elemento nas plantas. Elas precisam muito de magnésio para “respirar”. O mecanismo de respiração do corpo humano, por exemplo, utiliza o ferro. Enquanto a clorofila (respiração) das plantas utiliza o magnésio.
Com o adubo químico utilizado hoje, chamado NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) não se repõe o magnésio na terra, sendo este elemento de extrema importância para a clorofila. Observa-se assim uma diminuição da produção das plantas pelo empobrecimento de seu elemento mais importante.
É através do magnésio que as plantas transformam a luz em alimento. O principal nutriente da clorofila é o magnésio, sendo assim, a vida na terra se deve graças a este nutriente. Sem eles as plantas não poderiam nutrir através dos raios.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Onlline:
Mais de 1000 cursos onlline com certiicado

www.portaleducacao.com.br

DEVELOPED BY JT COMUNICATION FROM BRAZIL 2013 | ALL RIGHTS RESERVED | www.jtcomunicacao.com.br